SOBRE NÓS

Movimento de Jovens Eucarísticos que quer caminhar 

junto a Jesus 

QUEM SOMOS?

Somos crianças, adolecentes e jovens, reunidos e organizados como Movimento pelo Apostolado da Oração (AO). Formamos grupos autônomos, porém relacionados entre si a nível paroquial, diocesano, nacional e mundial. Nosso Movimento nos acolhe e nos forma para sermos membros vivos da Igreja.

Participamos da espiritualidade do AO, eucarística e apostólica, que brota do Coração de Jesus. Crescemos em comunidade, protagonistas da nossa missão cristã no mundo, servindo os nossos irmãos como Jesus.

Somos MEJ para viver eucarísticamente as relações de cada dia: Para viver nossa relação com Deus, consigo mesmo e com o mundo integrados na Igreja.

O MEJ é portanto:

MOVIMENTO EVANGÉLICO: Os membros do MEJ lêem a Palavra de Deus, se confrontam com esta Palavra e se empenham com alegria em viver o Evangelho para continuar, em sua própria vida, a vida de Jesus Cristo.

MOVIMENTO EUCARÍSTICO: Os jovens do MEJ partem o pão junto com Jesus e querem fazer de sua vida uma Eucaristia, fazendo seus os sentimentos e os gestos de Jesus pela salvação do mundo.

MOVIMENTO APOSTÓLICO: O membro do MEJ toma consciência de que é enviado por Jesus (o 13º. Apóstolo) e fica feliz de continuar, no mundo, a missão de Jesus para a construção de um novo mundo.

MOVIMENTO INTERNACIONAL: Difundido em todo o mundo, com milhares de jovens que se encontram com Jesus, o seguem e trabalham por Ele, na Igreja. A Direção Geral está sediada em Roma. Cada país conta com um secretário nacional e cada diocese com um sacerdote Diretor.

O MEJ oferece uma pedagogia própria para ajudar o crescimento integral dos jovens, caracterizada pelas seguintes notas:

- Unidade da formação dos seus membros e um programa completo, coerente, progressivo.

- Estrutura de formação em vários períodos conforme a idade, com nomes apropriados, com programas específicos e com uma metodologia de trabalho adaptadas às etapas de desenvolvimento.

- Métodos ativos com exercício de uma liberdade responsável, progressivos, comunitários (equipes).

- Tempos ordinários (reuniões semanais) e extraordinários (cursos especiais, exercícios espirituais, etc)

- Inspiração inaciana especialmente no que se refere ao oferecimento ao Rei, ao discernimento espiritual, à familiaridade com Jesus Cristo, à busca da vontade de Deus na própria vocação, no achar Deus em todas as coisas.

Fontes: Movimento Eucarístico Jovem, 3ª. Edição - Edições Loyola; O MEJ e seu ideal, Pe. Pedro Arrupe, SJ e Pe. Javier P. Enciso, SJ - Edições Loyola.

Espiritualidade

Aos moldes do Apostolado da Oração, nossa espiritualidade é eucarística, que convida-nos a viver na amizade pessoal com Jesus, unisdo-se a seu Coração mediante: A oração que nos leva a encontrar Deus em tudo; A escuta da Palavra que nos revela o caminho certo; A celebração da Eucaristia.

A espiritualidade do MEJ desafia o mejista a ser mais um apóstolo, vivendo o servir a Deus, oferecendo sua vida à Igreja, ao mundo e como Maria.

Nosso modo de viver a fé tem sua inspiração na Eucaristia e sua fonte no Coração de JESUS: Ou seja, nosso carisma surge do "Coração eucarístico de JESUS". Aquilo que ele expressou e transformou em gesto na última ceia é a síntese do que viveu na sua vida toda: a doação de si a favor de todos nós.

Espiritualidade e Pedagogia

Os membros do MEJ esforçam-se por conhecer internamente a pessoa de Jesus e viver seu estilo de vida, por meio da experiência pessoal e comunitária de oração, discernimento e serviço. E procuram estar unidos a Ele, especialmente celebrando, na Eucaristia, o memorial de sua vida, morte e ressurreição.

Esforçam-se, portanto, em fomentar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus (Fl 2,5) para mais amá-lo e segui-lo, visando colaborar para construir seu Reino no mundo jovem, nos lares, no trabalho, na sociedade.

Para atingir tal objetivo o MEJ encontra Jesus no Evangelho e na Eucaristia e o acompanha na Missão. Seu lema, portanto, pode exprimir-se nestas palavras: ORAÇÃO, EVANGELHO, EUCARISTIA, MISSÃO.

ORAÇÃO: Para o mejista a oração é algo vital. Oração pessoal contemplando a pessoa e os mistérios de Cristo. É nos momentos de contemplação que nos afeiçoamos à pessoa de Jesus; oração temperada pelo Espírito Santo, sempre presente na Igreja e no coração dos fiéis. Oração também a Maria, especialmente na reza dos mistérios do Rosário. A exemplo dela nos colocamos integralmente a serviço de seu Filho.

EVANGELHO: O compromisso do mejista é com a pessoa de Jesus, o A migo de todas as horas que ama as crianças, adolescentes e jovens; a Palavra que devemos ouvir e vivenciar; o Mestre que nos envia a evangelizar; o Coração que ensina a amar como Ele ama. Para amar e evangelizar como o Coração de JESUS é mister ficar na escuta de sua Palavra, tentando imitar suas atitudes, como lembrava o Papa João Paulo II por ocasião do 150º a niversário do AO: "Em sua vida espiritual quanto mais alguém se inspira na Palavra de Deus no Evangelho, tanto mais se identifica com os sentimentos de Cristo".

EUCARISTIA: O MEJ propõe aos jovens descobrir que podem fazer de toda sua vida uma oferenda: Tudo receber para tudo dar. Eis a instituição eucarística do MEJ: Doar-se seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que se doa, que partilha a mesa, que reparte o pão e sua vida no mistério eucarístico. Doar-se no oferecimento diário, nos gestos cotidianos, nas celebrações, na missão. "Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece em mim, como eu nele, produzirá muito fruto. Separados de mim nada podeis fazer" (Jo 15,5).

Na Eucaristia Cristo ressuscitado se doa como alimento e bebida para tornar-se o centro de nossa vida interior e para que revelemos, em nosso comportamento e nossa ação, que é Ele que vive em nós. João Paulo II falou aos responsáveis pelo AO (1985): "Deveis empenhar-vos em formar cristãos modelados interiormente pela Eucaristia, força transformadora que faz da nossa existência um serviço solidário direcionado aos irmãos, como o Corpo de Cristo que se oferece e seu Sangue que é derramado".

Como jovem responsável por um mundo melhor, o mejista, alimentado na Eucaristia e estimulado pelo exemplo de Jesus, reparte o pão de sua vida com a comunidade, especialmente com o mundo jovem, com os mais pobres, com os mais necessitados.

MISSÃO: O MEJ quer ajudar os jovens a fazer ligação entre sua fé e sua vida, a engajar-se na Comunidade ou no ambiente onde vivem. O MEJ é um movimento apostólico. Nasceu do impulso missionário de jovens estudantes que desejavam colaborar para o crescimento do reinado de Cristo. Essa colaboração pode ser feita em dois níveis:

- Primeiro, por meio da oferenda diária de nossas orações e atitudes, nossas obras, nossa vida para a salvação do mundo.

- Segundo, por meio do testemunho e da ação.

Nossas Etapas

Os grupos do MEJ são organizados por 3 etapas, que os divide pelo critério de idade, de modo que o grupo seja o mais homogêneo possível. São elas: Semente, Gente Nova e Fogo Novo.

Em cada etapa devem estar presentes estas quatro dimensões: 1. Acolhida: A alegria do encontro, o espírito lúdico, a festa; 2. Formação: Conhecimento de Jesus, do mundo, do caminho espiritual (aprendizado da oração); experiências para crescer na fé e crescer como pessoa; 3. Missão: A vida eucarística e o serviço; 4. Celebração: Celebrar a vida com Jesus, celebrar a Eucaristia, celebrar os sacramentos.